Um vídeo exibido pela emissora japonesa TBS registrou o momento da prisão da amazonense Aylah Gabrielly de Sousa Oliveira, 19 anos, na província de Osaka, no Japão. A jovem foi detida no Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, após ser flagrada com drogas escondidas no sutiã.
As imagens mostram Aylah sendo abordada e conduzida pelas autoridades locais. Mãe de um menino de dois anos, ela havia informado à família que faria apenas uma viagem de lazer para São Paulo. No entanto, no dia 19 de agosto, perdeu contato com os parentes, o que levou sua mãe, Elisandra Castro, a registrar um boletim de desaparecimento na Polícia Civil do Amazonas. A real situação só foi esclarecida após a Embaixada do Brasil em Tóquio confirmar a prisão.
De acordo com a Embaixada, Aylah foi flagrada transportando entorpecentes, o que levanta suspeitas de que tenha sido aliciada por um esquema internacional de tráfico conhecido como de “mulas” — pessoas utilizadas para levar drogas em viagens internacionais. A polícia investiga se ela foi levada ilegalmente para fora do país ou se acabou envolvida sem plena consciência em uma rede criminosa.
Em nota, a família informou que Aylah está internada em uma unidade hospitalar, em bom estado de saúde, mas não detalhou os motivos da internação.

