Em Manaus, Rio Negro cai 6 cm em 3 dias depois de 250 dias de elevação constante

Sem categoria

O nível do Rio Negro em Manaus voltou a baixar nos últimos três dias, com uma média de recuo de dois centímetros por dia. Nesta sexta-feira (11/7), a régua do Porto de Manaus marcou 28,99 metros.

A descida ocorre após aproximadamente 250 dias consecutivos de elevação do rio. Com o novo nível, o Negro deixa a cota de inundação severa, alcançada no início de julho.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a projeção é de que o rio não atinja o recorde histórico de 30,02 metros, registrado em 2021. A estimativa foi divulgada no 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas, referente ao ano de 2025.

Enchente iniciou em outubro após seca histórica no estado

O processo de enchente no Amazonas começou em 13 de outubro de 2024, após uma das secas mais severas já registradas no estado. Entre oscilações, o nível do rio passou a subir de forma contínua a partir de 7 de novembro, mantendo essa tendência até a última quarta-feira (9/7).

Apesar de ainda não ser possível confirmar o início da vazante, a recente queda no nível do Rio Negro representa um alívio para as populações afetadas. De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado na terça-feira (8/7), mais de 525 mil pessoas já foram impactadas pela cheia dos rios no Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *